terça-feira, 31 de maio de 2011

Novo vídeo: O que o Orgulho LGBT significa para mim? Porquê falar em Orgulho?

Lançamos hoje mais um vídeo da série que desenvolvemos para promover a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa. Este é o segundo vídeo com o tema: "O que o orgulho LGBT significa para mim? Porquê falar de orgulho?" e reúne os testemunhos de vários voluntários e activistas sobre este tema. Veja e partilhe!




quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hoje à noite sessão de cinema na Ler Devagar

Esta noite, pelas 21h, realiza-se uma sessão de cinema na livraria Ler Devagar (LX Factory), no âmbito das actividades do mês LGBT que decorrem entre 18 de Maio e 18 de Junho, data da realização da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa.


Será exibido o filme "ShortBus" de Cameron Mitchell (Canadá, 2006), seguido de debate com Sónia Ventura (APF) e o guionista Luís Miguel Viterbo. A entrada é gratuita.


Apareça!



Veja a localização da LX Factory aqui.



terça-feira, 24 de maio de 2011

O Arraial Pride decorre este ano no dia 25 de Junho

Uma semana após a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, celebra-se outro grande evento da diversidade sexual na cidade de Lisboa, que é o Arraial Pride. Como vem sendo habitual, este ano o Arraial também decorrerá na Praça do Comércio. Terá início às 16h do sábado dia 25 de Junho e terminará às 4h do dia seguinte, com muita animação, música e iniciativas diversas.


O Arraial Pride é organizado pela ILGA, uma das 21 associações que integram a Comissão Executiva da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa.


Para mais informações, consulte o sítio deste evento:


http://arraialpride.ilga-portugal.pt/2011/

sábado, 21 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comunicado de Imprensa: Um Mês LGBT até o Arco Íris sair às ruas de Lisboa a 18 de Junho


A Comissão organizadora da 12ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa (MOL) é este ano constituída por 21 organizações.

Este crescente envolvimento de organizações de âmbito diverso na 12ª Marcha do Orgulho LGBT reforça o compromisso da sociedade civil em continuar a denunciar e a combater todas as formas de discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género. Reforça igualmente a vontade em chegar a um maior número de pessoas, contribuindo em conjunto para uma profunda mudança social e cultural na sociedade. Tal encontra-se espelhado no manifesto deste ano que pode ser lido em:

http://marchaorgulholx2011.blogspot.com/2011/05/manifesto-da-marcha-do-orgulho-lgbt.html

Importa sublinhar ainda que, este ano, a comissão organizadora optou por começar as suas actividades a 18 de Maio, logo após o dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, dia 17 de Maio, assinalando assim o período de 18 de Maio a 18 de Junho como o “Mês LGBT”. Este “Mês LGBT” inclui:


* 19 de Maio, 20h, jantar aberto no Regueirão dos Anjos. Preço da refeição: 3 euros, a reverter para a organização da MOL. Será seguido de um debate, às 21h30, sob o tema: “Marcha do Orgulho LGBT: Porquê e para quê?”.

* 26 de Maio, 21h, sessão de cinema, na livraria Ler Devagar. Será exibido o filme “Shortbus” (2006), seguido de comentário por parte de uma convidada especial. Entrada livre.

* 1 de Junho, festa no Bar Purex, no Bairro Alto. Parte dos lucros desta festa reverterão a favor da MOL.

* 18 de Junho, 12ª Marcha do Orgulho LGBT, com partida às 17h30 do Jardim do Príncipe Real.


Entre essas datas serão também lançados novos vídeos de divulgação da MOL, em que vários voluntários respondem na primeira pessoa às perguntas: “Porque sou activista dos direitos LGBT? Porquê falar em Orgulho LGBT? Porque vou à Marcha do Orgulho LGBT?”. Alguns destes vídeos já se encontram disponíveis no canal da MOL no YouTube em:

http://www.youtube.com/user/marchalgbtlx

Para mais informações, contactar Nuno Nodin (919691213) ou Salomé Coelho (961520315),

Pela Comissão Organizadora da MOL

APF - Associação para o Planeamento da Família - www.apf.pt
Amnistia Internacional - Portugal - www.amnistia-internacional.pt
AMPLOS - www.amplosbo.wordpress.com
ATTAC Portugal - www.ptattac.wordpress.com
Clube Safo - www.clubesafo.com
GAIA - www.gaia.org.pt
GAT - www.gatportugal.org
Ilga Portugal - www.ilga-portugal.pt
Janela Indiscreta - www.queerlisboa.pt
Médicos Pela Escolha - www.medicospelaescolha.pt
não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais - www.naoteprives.org
Panteras Rosas - www.panterasrosa.blogspot.com
PolyPortugal - www.polyportugal.blogspot.com
Rede de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres - www.redejovensigualdade.org.pt
rede ex aequo - www.rea.pt
Rumos Novos - www.rumosnovos-ghc.blogs.sapo.pt
Sentidos e Sensações - www.sentidosesensacoes.pt
SOLIM - Solidariedade Imigrante - www.solimigrante.org
Sos Racismo - www.sosracismo.pt
UMAR - www.umarfeminismos.org
UGT - www.ugt.pt

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hoje: jantar de benefício para a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa

É já hoje, pelas 20h que decorrerá o jantar de benefício da Marcha do Orgulho de Lisboa, organizado pelo GAIA, uma das entidades que integra a comissão executiva da MOL.


O jantar de comida vegan custa 3 euros e será seguido de um debate subordinado ao tema "Marcha do Orgulho LGBT: Porquê e para quê?" às 21h30


O local: RGA69 - Regueirão dos Anjos, 69


Mais informações sobre o jantar e sobre o GAIA em gaia.org.pt


Apareçam!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Notícias da Marcha de Coimbra

A Marcha contra a homofobia e a transfobia de Coimbra de dia 17 de Maio foi um sucesso, juntando um número significativamente maior de pessoas do que no ano passado.

O vídeo de promoção:



Leia as notícias sobre o evento:

http://dezanove.pt/179357.html

http://portugalgay.pt/extra/coimbra2011/

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/agressoes-homofobicas-aumentam-nas-escolas


E veja o vídeo da Portugal Gay:




Para o ano há mais em Coimbra. Entretanto estamos em contagem decrescente para a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, a 18 de Junho! :)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo vídeo: Porque é que eu vou à Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa?

Lançamos hoje um novo vídeo elaborado pela organização da Marcha do Orgulho de Lisboa, cujo tema é "Porque vou à marcha do Orgulho LGBT de Lisboa?"

Este vídeo assinala o dia Internacional contra a homofobia e a transfobia; um ano de casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal e o início do Mês LGBT. Este Mês tem início amanhã e incluirá um conjunto de iniciativas, que culminarão com a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, a 18 de Junho.

Consulte este blog amanhã para conhecer as iniciativas deste Mês LGBT em Lisboa!




Este vídeo está legendado em Português, Inglês e, em breve, em Espanhol. Clique no botão "CC" no YouTube para opções de legendas. 


This video has closed captions in Portuguese, English, French and, soon, in Spanish. Press the botton "CC" on YouTube for Closed Caption options.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marcha contra a Homofobia e a Transfobia em Coimbra hoje!


Celebra-se hoje, dia 17 de Maio, o dia Internacional Contra a homofobia e a transfobia. Em Portugal celebra-se também um ano sobre a promulgação da lei que permite às pessoas do mesmo sexo se casarem.

Para celebrar este dia, realiza-se em Coimbra a Marcha contra a homofobia e a transfobia.

Segue-se o comunicado da organização desta marcha:


Caras/os Colegas

Caras/os Amigas/os

Como sabem, dia 17 de Maio é o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, que em Coimbra é assinalado pelo segundo ano consecutivo com uma Marcha na Baixa da Cidade. Em 2010, a marcha foi muito expressiva, contando com a participação de mais de 300 pessoas (segundo números da PSP), e obtendo uma mediatização grande. Foi uma marcha animada e reivindicativa! Simbolicamente, terminou com o anúncio do Presidente da República da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Este ano, a PATH - Plataforma Anti-Transfobia e Homobobia de Coimbra - está a trabalhar no sentido de ultrapassar o sucesso da primeira marcha, numa reivindicação clara e expressiva de mais justiça e igualdade.

Vimos, assim, convidar a Vossa associação/ colectivo/ movimento a se mobilizar connosco neste dia, participando presencialmente na Marcha.

A Concentração é dia 17, às 17h30, em frente ao Mosteiro de Santa Clara. No final da marcha, à noite, haverá um convívio em local a confirmar.

Contamos com a vossa ampla divulgação e apelo junto dos/as vossos/as sócios/as, amigos/as, parceiros/as, e cá nos encontraremos em Coimbra, muito em breve!

Agradecemos o vosso apoio e ajuda.

Até breve.

P'la PATH


Mais informações em:

http://marcha-coimbra.org/

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/associacoes-marcham-contra-homofobia-e-transfobia




Manifesto da Marcha do Orgulho LGBT 2011 de Lisboa


O Arco-Íris está na rua  

As Marchas do Orgulho LGBT - Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero -  acontecem para lembrar o dia 28 de Junho de 1969, data em que, na cidade de Nova Iorque (EUA), no bar Stonewall Inn, homossexuais e transsexuais resistiram colectiva e expressivamente às habituais rusgas policiais, à discriminação e à violência. As mudanças não acontecem “por si”, somos nós que as fazemos e o mês de Junho comemora em todo o mundo as mudanças que vamos tornando possíveis em prol dos direitos das pessoas LGBT, em prol dos direitos humanos, em prol de todas e todos nós.

Vivemos tempos difíceis em que conquistas sociais são hoje colocadas em causa e sabemos que entre as mais afectadas estão também pessoas LGBT, com dificuldades acrescidas na relação com o mercado de trabalho, no direito à habitação, à educação ou a uma saúde condigna. A crise toca-nos a todas e a todos mas poderá também constituir uma oportunidade para um novo tempo em que a Liberdade, a Igualdade e a Solidariedade sejam fundadoras de todas as medidas e a economia seja posta ao serviço do bem-estar das populações.

Liberdade – Liberdade para pensar, agir, amar e sair à rua em comemoração do orgulho pela diferença, das conquistas alcançadas, do ideal de um espaço público que reflicta toda a nossa diversidade.

Liberdade para que possamos construir e afirmar as nossas identidades, viver os nossos amores, a nossa sexualidade, sem papéis e regras definidos e impostos por outrem.

Sabemos hoje que o processo de construção de identidades é variável, que a orientação sexual nem sempre é constante, e que estão longe de corresponder à simplicidade dos binómios homem/mulher, heterossexual/homossexual. E por isso faremos da rua palco de celebração da diversidade dos nossos amores.

Estaremos na rua sempre que for preciso e enquanto for preciso para lembrar que pessoas LGBT vêem as suas vidas destruídas pelo ódio, pela discriminação, pelo desconhecimento, muitas vezes num silêncio imposto pelo medo, pela solidão ou pela vergonha.

As escolas, a par de outros agentes com responsabilidades na educação e formação, são locais fundamentais para aprender a respeitarmo-nos mutuamente, a viver e construir em conjunto, a termos como princípios basilares da nossa acção os direitos humanos, a igualdade de género, a diversidade de modelos familiares e de relações interpessoais. São-no também para a vivência responsável e informada da sexualidade, para uma saúde sexual e reprodutiva plena. Dizemos não à discriminação, ao preconceito e ao bullying homo/bi/transfóbico, que trazem graves repercussões para o bem-estar físico e psicológico, bem como para o aproveitamento escolar, da população jovem, em especial das e dos jovens LGBT.
 
Igualdade – Igualdade sem ambiguidades, nem hierarquia de prioridades: apenas a igualdade plena na lei salvaguarda os mesmos direitos e deveres de cidadania, e contribui para o fim dos estereótipos, das discriminações, da violência. Igualdade na lei e nas práticas, nos direitos e nas oportunidades para todas as pessoas, em todos os momentos da sua vida.
 
Igualdade na lei das famílias de pessoas LGBT, com uma legislação que reconheça e proteja as crianças que existem nessas relações. O direito das crianças serem adoptadas por pessoas capazes de lhes proporcionarem condições para uma vida digna não se coaduna com a actual discriminação na lei que impede casais de pessoas do mesmo sexo de se candidatarem à adopção. Ou ainda a impossibilidade de um casal de lésbicas ou de uma mulher sozinha, independentemente da sua orientação sexual, recorrerem a técnicas de procriação medicamente assistida. Estas famílias já existem e as leis têm de mudar no sentido da igualdade.

Sabemos também que as pessoas seniores, independentemente da sua orientação sexual, mas em particular as pessoas LGBT, são discriminadas devido à sua idade, aspecto e capacidades físicas, na sociedade, no trabalho, nas famílias e entre os seus pares.
 
A lei de identidade de género hoje em vigor em Portugal constituiu um passo muito importante no reconhecimento das pessoas transexuais e das suas identidades.
Mas muito mais há a fazer: desde logo, a inclusão da categoria “identidade de género” em todas as provisões legais anti-discriminação, da Constituição ao Código Penal, passando pelo Código de Trabalho. E a absoluta igualdade das pessoas LGBT precisa ainda de muito trabalho de formação em áreas fundamentais como a saúde, a segurança, a justiça ou a área social. Também aqui queremos afirmar a absoluta igualdade das pessoas transexuais, transgénero e intersexuais e a sua capacidade para decidirem sobre as suas vidas e os seus corpos, e condenamos as tentativas de limitação da sua autonomia.

As pessoas LGBT não têm tido respostas adequadas às suas especificidades no que toca ao VIH/SIDA e a outras infecções sexualmente transmissíveis. Reconhecemos a necessidade e a capacidade das pessoas e das associações LGBT de, a partir da sua própria experiência e conhecimento da realidade, ajudar a encontrar soluções e formas de ter melhor sexo com menor risco.

Solidariedade – Solidariedade pois sabemos que as nossas lutas não existem só aqui, à nossa volta, e que a sociedade patriarcal que nos discrimina e agride está espalhada pelo mundo. Sabemos que as guerras, a fome, a miséria, o perigo de catástrofe ambiental, a desigualdade de género, a xenofobia, o racismo, a discriminação de pessoas com deficiência são realidades do mundo em que vivemos e que queremos mudar. Sabemos ainda que os direitos das pessoas LGBT ou das mulheres são por vezes utilizados como factor de superioridade de uma cultura sobre as outras, de uma suposta guerra de civilizações que só podemos recusar. Os direitos humanos não escolhem latitudes, governos, culturas ou línguas. Os direitos das pessoas LGBT não existem independentemente do seu direito à livre expressão, a uma educação de qualidade, a uma vida em paz.

Liberdade, Igualdade e Solidariedade porque são princípios dos mais elementares da espécie humana, onde todas e todos nos reconhecemos e porque são essas as cores da bandeira arco-íris que hoje levantamos.

domingo, 15 de maio de 2011

Jantar de benefício da MOL organizado pelo GAIA

Na próxima 5ª feira, dia 19 de Maio, irá decorrer um jantar de benefício da Marcha do Orgulho de Lisboa, organizado pelo GAIA. O GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) é uma associação ecologista, inovadora, plural, apartidária e não hierárquica, que integra a Comissão Executiva da MOL.


Este jantar decorrerá no RDA69 - Regueirão dos Anjos nº 69 (metro Anjos, saída pela Febo Moniz, atrás do Banco de Portugal) e terá início às 20h. Será seguido de um debate às 21h30, subordinado ao tema "Marcha do Orgulho LGBT: Porquê e para quê?"




Algumas informações sobre este jantar, que se insere numa série de jantares habitualmente organizados pelo GAIA:


- Um Jantar comunitário vegano e livre de transgénicos que se realiza às Quintas-feiras

- Uma iniciativa inteiramente auto-gerida por voluntários. Para colaborar, cozinhar, montar a sala basta aparecer a uma Quinta-feira a partir das 16h00

- Um projecto autónomo e auto-sustentável. As receitas do Jantar Popular representam o fundo de maneio do GAIA

- Um jantar onde ninguém fica sem comer por não ter moedas e onde quem ajuda não paga. O preço normal são 3 euros

- Um exemplo de consumo responsável, com ingredientes que respeitam o ambiente, a economia local e os animais

- Uma oportunidade para criar redes, trocar conhecimentos e pensar criticamente

Se quiser colaborar na preparação do jantar, entre em contacto com Catarina Leal, do GAIA (catarinafleal@gmail.com).

O lucro obtido através deste jantar reverterão a favor da organização da Marcha do Orgulho de Lisboa.

Aparece e participa!


terça-feira, 10 de maio de 2011

A MOL já tem cartaz!

A Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa de 2011 já tem um cartaz oficial, que nos próximos dias começará a ser espalhado pelas ruas da cidade. Foi o cartaz escolhido no âmbito do concurso levado a cabo para o efeito pela Comissão Executiva da MOL, em que participaram vários designers.


O vencedor foFrederico Almeida (fredleitealmeida@gmail.com, +351 912 426 638), a quem muito agradecemos a fantástica proposta!


A proposta do Frederico baseia-se numa carta antiga da cidade de Lisboa e no triângulo invertido, um dos símbolos LGBT mais conhecido. O cartaz será impresso em cinco cores diferentes, reflectindo a diversidade sexual existente na sociedade.


















A Comissão Executiva da MOL aproveita para agradecer a tod@s os que submeteram propostas a este concurso e sugerimos que tod@s voltem a tentar no próximo ano.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Novo vídeo: O que o Orgulho LGBT significa para mim? Porquê falar em Orgulho?





Todos os videos desenvolvidos pela organização da Marcha do Orgulho de Lisboa têm legendas em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Carregue no link "CC" debaixo do video para ver o vídeo com legendas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A MOL - Um trabalho conjunto!

A Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa (MOL) é produto do trabalho conjunto de diversas entidades que de forma voluntária e coordenada organizam e preparam as várias actividades associadas a este grande evento.


A comissão organizadora da MOL tem crescido de ano para ano. Somos cada vez mais e divers@s! Este ano são 21 as organizações empenhadas em que a 12ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa seja um sucessso.


Fica a conhecer melhor estas organizações e o respectivo trabalho:


APF - Associação para o Planeamento da Família -  www.apf.pt

Amnistia Internacional - Portugal -  www.amnistia-internacional.pt


ATTAC Portugal -  www.ptattac.wordpress.com   

Clube Safo -  www.clubesafo.com





Ilga Portugal -  www.ilga-portugal.pt


Janela Indiscreta -  www.queerlisboa.pt

Médicos Pela Escolha -  www.medicospelaescolha.pt

não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais -  www.naoteprives.org



Rede de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres -  www.redejovensigualdade.org.pt

rede ex aequo -  www.rea.pt


Sentidos e Sensações -  www.sentidosesensacoes.pt

SOLIM - Solidariedade Imigrante -  www.solimigrante.org

SOS Racismo -  www.sosracismo.pt


UGT -  www.ugt.pt


Se quiseres colaborar com a MOL, entra em contacto com uma destas organizações!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa no YouTube

Uma das novidades da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa deste ano é a criação de um canal no Youtube, no qual irão ser lançados vídeos desenvolvidos por voluntários com voluntários. Nestes vídeos irão ser apresentadas ideias, opiniões e testemunhos de diversos voluntários sobre questões LGBT e sobre a Marcha do Orgulho de Lisboa.


O endereço do canal é:


http://www.youtube.com/user/marchalgbtlx


O primeiro vídeo está já disponível para visualização e é subordinado ao tema "Porque sou ativista dos direitos LGBT". Pode vê-lo já aqui em baixo.






Mais vídeos se seguirão. Mande-nos os seus comentários a este vídeo e vídeos com o seu testemunho através do Youtube. A organização da Marcha fará uma triagem e publicará os melhores vídeos que nos chegarem.


Partilhe e divulgue!